A 6ª edição do Festival Nativista Canto de Luz será realizada de 22 a 25 de novembro de 2017. A definição se deu na manhã desta terça-feira, 31 de janeiro, em reunião entre representantes da Associação Cultural Canto de Luz (Accal) e o prefeito Valdir Heck, na Prefeitura. Na ocasião, foi reafirmada parceria entre o Poder Executivo e a Associação, garantindo a realização do Festival e também da segunda edição da Lamparina da Canção.
“O festival é um evento que se consagra a cada ano e merece ser valorizado, até porque temos o objetivo de retomar a realização do festival nos bairros, como resposta aos inúmeros pedidos que nos chegam cotidianamente”, pondera o prefeito. De acordo com Valdir Heck, é importante para o município de Ijuí manter políticas públicas de incentivo às diversas manifestações culturais, despertando novos talentos e oferecendo oportunidades para o seu desenvolvimento.
Festival – O evento, realizado pela Accal e Prefeitura de Ijuí e conta com o apoio empresas e instituições locais, teve sua primeira edição em 2012, quando levou ao palco 725 composições e, desde então, consolida-se como um dos principais festivais do Estado, ao reunir, anualmente, grandes nomes da música nativista e oferecer ao público um verdadeiro espetáculo musical.
Já a Lamparina da Canção surgiu no ano passado, tendo como proposta se consolidar como festival dedicado a intérpretes mirins e juvenis e na primeira edição contou com mais de 70 inscrições de todo o Estado. Subiram ao palco, oito cantores mirins e oito juvenis.
Estiveram presentes no encontro, além do prefeito e do secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Sérgio Correa, o presidente da Accal Vinícios Hoch, e demais integrantes da Associação Nilo Leal da Silva, Chico Roloff, Jandir Gottschefski e Pedro Darci Oliveira.
O Festival Nativista Canto de Luz é um evento realizado pela Prefeitura de Ijuí, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo e Associação Cultural Canto de Luz, com apoio das forças vivas da comunidade.