Em 2023 Ijuí completou 133 anos de colonização, sendo que a emancipação da então Colônia Ijuhy ocorreu em 1912. Imigrantes de diversos países da Europa colonizaram a região que desde sua criação foi conhecida pela diversidade cultural, sendo chamada até de "Pequena Europa da América".
Tal reconhecimento é firmado no decorrer da história do município, a partir de alguns títulos, como: Colmeia do Trabalho; Terra das Culturas Diversificadas; Patrimônio Cultural do RS; Capital Nacional das Etnias; e, em 2022, o de Capital Internacional das Etnias das Américas, alcançando reconhecimento mundial.
Com 87.780 habitantes, de acordo com a estimativa do IBGE (2022), é o município mais populoso da região Noroeste do Estado. Referência da região, a cidade tem forte comércio, indústria e serviços.
O município de Ijuí ocupa a 27ª colocação no ranking de retorno do ICMS entre os 497 municípios que abrangem o Estado do Rio Grande do Sul. Dado divulgado em 22 de outubro de 2018, ano base 2017 (Secretaria da Fazenda - Receita Estadual - Sistema de Apuração dos Índices dos Municípios e Núcleo de ICMS do Município de Ijuí).
Por ser uma cidade universitária e um amplos recursos hospitalares - três hospitais - Ijuí tem um fluxo superior a 100 mil pessoas, sendo o maior e mais importante centro populacional da região.
Dados Gerais:
Cidade: Ijuí no Estado do Rio Grande do Sul
Aniversário: 19 de Outubro
Fundação: 19 de Outubro de 1890
Gentílico: Ijuiense
Prefeito: Andrei Cossetin Sczmanski (Progressistas)
Densidade demográfica: 122,97 hab/km² IBGE (2022)
Clima: Subtropical úmido
Fuso horário: UTC-3
IDHM: 0,781 PNUD/2010
O Festival Nativista Canto de Luz é um evento realizado pela Prefeitura de Ijuí, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo e Associação Cultural Canto de Luz, com apoio das forças vivas da comunidade.