Classificadas pela fase local são definidas

zc1_w471.587_h354__0ea08a1f811527c3b4402241747eba09c57b48b56f7534924aa6997d32ded41f_s1s6z

Teve início na noite desta quarta-feira, 16, a 5ª edição do tradicional Festival Nativista Canto de Luz. Sediado pelo CTG Clube Farroupilha, o evento acontece até o próximo sábado, 19, com destaque para a primeira edição da Lamparina da Canção Gaúcha, festival destinado aos jovens compositores de Ijuí e região, que acontece no último dia de Festival, a partir das 14h. Na abertura oficial, o público prestigiou apresentação do poeta Pedro Darci de Oliveira e a declamadora Liliane Cardoso, acompanhados pelo presidente da Associação Cultural Canto de Luz, Vinícios Hoch, interpretando o Hino Riograndense. Na sequência, houve um show de abertura com Patrício Maicá e Grupo Missões, seguido pelas apresentações dos dez primeiros concorrentes da fase local. O show de intervalo, por sua vez, ficou a cargo de Luiz Cardoso e Sinfonia Gaúcha.

O presidente do Festival, Vinícios Hoch, destacou em sua fala na abertura a programação que marca essa quinta edição do Canto de Luz, em especial, a realização da primeira Lamparina da Canção. “O Festival marca a música do nosso futuro por meio da tradição”, disse. O prefeito Fioravante Ballin, também presidente de honra do Festival, saudou a comunidade ijuiense e regional por prestigiarem o evento, reforçando o município como berço da cultura gaúcha. Também estavam presentes durante a abertura a Primeira-dama Gessy Ballin e o patrão do CTG Clube Farroupilha Altemir Tomé.

Apresentaram-se na noite desta quarta-feira, os seguintes concorrentes:

  1. Bandido Japonês (Vaneira) – Interpretação: Dilceu dos Santos
  2. Legados e Verdades (Chamamé) – Interpretação: Pedro Henrique Diel Brites
  3. Baile nos “Baiano” (Rancheira) – Interpretação: Grupo Vocal Querência
  4. Ao Redor de Um Cantor (Guarânia) – Interpretação: Rogério Knorst e Gustavo Knorst
  5. Milonga de Couro e Osso (Milonga) – Interpretação: Volmir Coelho
  6. Heranças (Chamamé) – Interpretação: Rogério Knorst e José Ricardo Nerling
  7. O Chimarrão e a Cadeira (Milonga Canção) – Interpretação: José Ricardo Nerling
  8. Na Primeira Casa (Zamba) – Interpretação:  Marcio Correia
  9. Terra Guarany (Rasguido Double) – Interpretação: Claudia Guedes
  10. O Espetáculo da Vida (Chamarra Canção)- Interpretação: Atahualpa Maicá e Itiberê Ourique Pereira

Desta primeira noite, classificaram-se pela fase local do Festival as canções Baile nos Baianos, do Grupo Vocal Querência; Milonga de Couro e Osso, de Volmir Coelho; Heranças, de Rogério Knorst e José Ricardo Nerling; além de O Chimarrão e a Cadeira, de José Ricardo Nerling.

A programação do 5º Festival Nativista Canto de Luz segue nesta quinta-feira, 17, com as primeiras dez composições concorrentes à Fase Geral, a partir das 20h. Hoje, o show de abertura é de Laura Guarani e, para o encerramento, o músico Elton Saldanha sobe ao palco do CTG Clube Farroupilha. Mais informações sobre a programação oficial do evento, bem como os intérpretes de cada noite, clique aqui e aqui.