(Foto: Rio2016 – André Mourão)
Privilégio de poucas cidades no país, Ijuí teve nessa segunda, 4, seu dia marcado na história olímpica mundial.
Desde a antiguidade grega, onde homens em guerra interrompiam suas lutas para reverenciar os “Deuses do Olimpo” a simbologia do fogo serve de motivo de festa aos povos.
A Tocha Olímpica era mantida em altares nas cidades helênicas representando a busca pela “pureza, razão e paz”. Assim, é no Rio Grande do Sul, a chama crioula. A qual reverenciamos na Semana Farroupilha, colhida a partir da centelha da “pira da pátria” é também nossa “tocha olímpica”.
Buscamos todo ano, durante as festividades de 20 de Setembro, os valores gaúchos e regionais, nossas origens “razões e a paz”.
Dele – do fogo – nascido do sol (a tocha a primeira vez que acesa na Grécia foi através de Raios de sol refletidos por um espelho) – são criadas boa parte de nossas músicas em temáticas vinculadas a vida do campo e as lides do povo Gaúcho.
A “Colmeia do Trabalho”, cidade nascida a partir das diversas raízes de imigrantes europeus e do homem mesclado (índio-português-espanhol-afro) que formaram o Brasil, merece esse lugar de destaque.
É um município que desde cedo homenageou as tradições. Fez seu centro de tradições mais antigo do Estado. Criou gerações de pessoas vinculadas ao amor a terra.
Por isso, a “chama olímpica” que será conduzida por munícipes merecedores da honra foi uma bela iniciativa do Município de Ijuí através da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.
Este evento ficará marcado na comunidade para toda a vida.
O nome de nossa cidade, desde a notícia da passagem da “tocha olímpica” foi elevado ao mais alto conceito e por todos os meios de comunicação do país.
Somos parte da história olímpica, definitivamente.
O espírito dos jogos olímpicos não é somente a competição. É acima de tudo a participação e uma oportunidade de mostrar que apesar do momento ruim no qual estamos mergulhador o nosso conceito de nação permanece hígido.
É através do esporte que milhões de crianças pelo mundo deixam de seguir por caminhos as vezes obscuros e são elevadas a condição de heróis pela prática esportiva.
A Associação Cultural Canto de Luz – ACCAL parabeniza aos organizadores da vinda deste belo símbolo mundial e também aos admiradores do “Espírito Olímpico”.
São merecedores de nossa reverência.
Ijuí(RS), 4 de julho de 2016.
ASSOCIAÇÃO CULTURAL CANTO DE LUZ – ACCAL
“A música e o espirito olímpico nos une.”
O Festival Nativista Canto de Luz é um evento realizado pela Prefeitura de Ijuí, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo e Associação Cultural Canto de Luz, com apoio das forças vivas da comunidade.